• Quando você está cuidando de um idoso, lembre sempre de olhar nos olhos.  Olho no olho é a melhor maneira de você saber se o idoso está ouvindo e se ele está entendendo.    Nesse olhar você também transmitir o seu carinho e ele vai se sentir confortável e acolhido.

O toque.  O toque de suas mãos é o transmissor de seu afeto, de seu carinho, e de sua vontade de ajudar.  Pelo toque de suas mãos o idoso sabe que você o está apoiando, que você está o ajudando a realizar uma tarefa e que você oferece confiança.  O toque acalma, dá carinho, transmite confiança e cria um vínculo.

  • Lembre sempre da higiene bucal. Os cuidados diários e regulares garantem para o idoso uma saúde bucal que faz parte do sistema digestivo.  Assim são evitadas próteses ou troca constante de próteses;  cirurgias que complicam o dia a dia do idoso e também a aparência do rosto.  Esta é uma prevenção mandatória.

Sorriso.  Esteja sempre bem disposta, sorria e deixe o idoso saber que você está contente de estar com ele.  Esta energia positiva que você transmite vai facilitar o trato diário, a comunicação, o manejo e o vínculo de cumplicidade que você precisa para que o seu trabalho não seja pesado.

 

Share: