Pessoas com confusão aguda ou crônica ficam mais confusas, agitadas e inseguras no fim da tarde, especialmente na hora de crepúsculo quando a escuridão aos poucos se instala.  O seu período de atenção e a capacidade de concentração tornam-se ainda mais limitados.

Não se sabe ao certo o que ocasiona este problema.  As pessoas com Alzheimer devem se cansar facilmente e ficam mais difíceis de cuidar quando cansados. É como sua capacidade de lidar com um ambiente confuso tenha sido esgotada.  Ao anoitecer, as movimentações e barulhos na casa diminuem assim como lá fora.  Isto deve gerar insegurança.  Alguém deve ficar por perto para assegurar que está tudo bem.

No fim da tarde, coloque uma música para dançar, fale um pouco mais alto, convide a pessoa para dançar ou cantar.  Agite um pouco o ambiente para tirar o foco do crepúsculo e da noite que se está instalando.  Se puder andar um pouco para tomar ar ou ver algo objetivamente no jardim.  Evite banho e troca de fraldas nesta hora. Ligar a TV pode ser uma opção tendo já fechado todas as janelas e venezianas.  Acender todas as luzes também ajuda.

 

Share: