QUAL A DIFERENÇA?

Talvez você esteja confuso entre os termos demência e Doença de Alzheimer ou alguém lhe disse que é a mesma coisa?  Esta diferença é meio capciosa e você não é o único a não entender.

Em suma, é como a diferença entre falta de ar e asma.  Falta de ar não é uma doença especifica:  pode acontecer a qualquer um e tem diferentes causas e asma é justo uma dessas causas. Da mesma maneira, demência não é uma doença especifica.  É um conjunto de sintomas que tem diferentes causas incluindo a Doença de Alzheimer.

Ainda confuso? Pense no seguinte – você vai ao médico por causa da falta de ar. Ele te examina para saber se não é por causa de asma ou pneumonia.  E segue verificando o seu coração.  O médico ainda pode estar preocupado se a sua falta de ar seja causada por ansiedade.  Depois de seus exames ele conclui que a sua falta de ar provém de uma alergia a nozes.

Igualmente, quando você vai ao médico com os sinais de demência ele precisa descobrir qual é a causa básica. Apesar da Doença de Alzheimer ser a mais comum das demências, ela não é a única.  Demência também pode ser causada por mudanças vasculares no cérebro, Doença de Parkinson, Doença dos Corpos de Lewy, deficiência de vitamina, problemas com a tireoide, infecção crônica do cérebro ou medicamentos.  Até uma depressão profunda pode parecer demência.  Isto significa que se alguém que você ama tem demência, não necessariamente trata-se de Doença de Alzheimer.

É muito importante que o médico estabeleça um diagnostico firme. Algumas causas de demência tais como infecções, reações a medicamentos, problema com a tireoide e deficiência de vitaminas podem ser reversíveis com tratamento adequado.  Descobrindo a origem do problema e a ação a ser seguida você pode melhorar a qualidade de vida de seu ente querido. Portanto, se um ente querido tem sintomas de demência é necessário obter um diagnóstico o mais rápido possível.

Share: